Vitamina D pode ajudar no tratamento de joelhos com artrite.

Pesquisadores de Boston descobriram que a deficiência da vitamina no organismo pode estar ligada a osteoartite de joelho.

O estudo foi apresentado no Annual meeting of the American College of Rheumatology em San Antonio, pelo Dr. David Felson da Boston University, onde participaram 221 pacientes do Boston VA Medical Center. Todos os participantes apresentavam artrite no joelho e relataram sentir dores freqüentes no local.

Os investigadores mediram a princípio a quantidade de vitamina D presente no sangue dos paciente, e posteriormente, fizeram uma análise de 15 em 15 dias.

Após os resultados eles compararam as mudanças entre os níveis de vitamina D, a função física e a resistência do músculo do joelho durante 1 mês de estudo.

"Nós encontramos uma relação entre os níveis de vitamina D no organismo e o bom funcionamento do joelho”, disse o Dr. Kristin Baker, um dos investigadores do estudo. Baixos níveis da vitamina foram associados com níveis elevados de dor.

"Aproximadamente 50 % da população possui deficiência em vitamina D”, disse Baker.

Nos estudos precedentes conduzidos em Minnesota, "a maior parte dos pacientes com dores no joelho apresentaram carência da vitamina D," complementou.

Baker salientou que este estudo não pretende identificar a vitamina D como tratamento para a osteoartrite, afirmando que esta é apenas uma mostra de que os especialistas da área deveriam aumentar a quantidade da vitamina a ser ingerida pelos seus pacientes.




VEJA O ABSTRACT
Reuters Health
18/10/2004

Voltar
Humor
O Bêbado Bem-Tratado
Doença Hereditária
Transplante de Cérebro
O desespero da senhora


Se você quiser receber nosso informativo cadastre-se aqui



Vidamédica.com.br
Apoio Laboratório Gross
Todos os direitos reservados